Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2017

A cicatriz de uma época

Nunca a realidade deveria superar a ficção, entretanto, o homem extrapola a sua humanidade, para tornar-se apenas uma ideia, um conceito, expressado a partir de quem está no poder.
Talvez aqueles objetos observados em Auschwitz fossem apenas um signo linguístico nos quais observaríamos o que representam os sons e imagens que estão em nossa mente.
Ali portanto, os objetos abrangem muito mais do que representam na realidade, pois sua memória é impregnada de sentimentos, dores, sofrimentos das pessoas ali representadas.
Quantas vezes, a menina não imaginou um lar cuja boneca fazia parte do sonho, orquestrado por mãos pequeninas e frágeis que a transformavam no ícone do prazer infantil. Uma menina e sua boneca. A mãe e a filha. A professora e a aluna. Quantos sonhos e esperanças.
Quantas vezes aqueles sapatos passearam pelas avenidas e torceram seus saltos nos paralepípedos ou se aproximaram dos degraus das igrejas ou se afastaram por trilhos procurando saídas, transmudando-os em habituais c…

A CASA OBLÍQUA - CAPÍTULO XVI

Clara passava as cartas sucessivamente nas mãos, como se as animasse num filme, vendo as cenas acontecerem ante seus olhos. Como uma cartomante cuidadosa, que retira uma carta do baralho, enquanto pensa na interpretação, puxou uma delicadamente, estendendo-a sobre a escrivaninha.
Ficou ali, admirando o casal de mãos dadas na frente de casa.
Dona Luisa, certamente ficaria contente, em vê-la tão entusiasmada com a sua história e principalmente tão interessada em cumprir a missão que lhe coubera. Sabia o quanto havia sofrido, tanto quanto ela, com a ajuda que dispensara a um homem desconhecido, em situação perigosa.
Que dia teriam tirado aquela fotografia? Teriam vencido todos os conflitos, todas as dificuldades e oposições, ficando finalmente juntos?
Após uma conversa demorada com o marido, Moema fechou-se em si mesma. Viu o médico afastar-se do porão, subindo com dificuldades as escadas que davam para a cozinha e ficou no quarto, imóvel. Até mesmo quando o marido explicou que em se t…