Pular para o conteúdo principal

A CASA OBLÍQUA - CAP. XXII

No capítulo anterior de nosso folhetim, Clara deduziu através da fotografia de dona Luisa, que a chave estaria na casa da praia, onde segundo ela, passara os dias mais felizes de sua vida. Neste dia em que ela mostrara a fotografia à Clara, lembrara também da mãe, Moema, com uma certa amargura. Assim começa o nosso vigésimo segundo capítulo, com a história de Moema, que voltava do correio.

Moema voltava com um embrulho nas mãos, um pacote envolvido em papel pardo, devidamente lacrado. Noutro envelope, uma fotografia do filho. Trazia-a na mão, parecendo carregar um bem precioso, olhando-a detidamente, caminhando tão devagar que Luisa pensou numa tragédia.

Vendo-a pela janela do porão, Luisa aventurou-se pela cozinha, seguida de Saymon. Coração bamboleando, tanto quanto as pernas. Um forte sentimento de culpa, uma pergunta intensa que lhe martelava o cérebro.

Moema chegou em casa, empurrou o pequeno portão de ferro, com um joelho, como quem ultrapassa apenas um pequeno obstáculo sem se dar conta e atravessou o jardim, dirigindo-se ao interior da casa. Entrou e sentou-se na poltrona, esticando as pernas, descansando os pés, tirando-os dos sapatos, empurrando-os com os dedos de um pé no tornozelo do outro, delicadamente, como a atividade mais importante daquele dia.

Luisa aproximou-se, vendo o pacote ao lado numa cadeira. Abaixou-se para ficar bem perto da mãe, colocando levemente a mão em seu ombro.

Moema permaneceu na mesma postura patética, sem mexer-se, apenas segurando a fotografia, examinando-a com o olhar vazio.

Saymon limitou-se a ficar na porta, observando a cena.

Luisa perguntou se ela estava bem. Moema não levantou a cabeça. Seu rosto estava mais magro e sombrio. Lábios apertados, aprofundando os sulcos.

Luisa levantou-se, tentando tocar no pacote, mas ela segurou-lhe o braço, olhando-a pela primeira vez.

Luisa insistiu:

— Mamãe, que significa este pacote? Por que a senhora está com o retrato de Lucas nas mãos?

Moema voltou a olhar a fotografia, soltando o braço de Luisa. Parecia extasiada, por momentos. Outros, ensandecida, com um brilho que provinha de uma mente perturbada.

Saymon acenou para Luisa, chamando-a. Aconselhou-a a deixá-la sozinha, esperar que o pai voltasse e talvez contatassem o Doutor Osvaldo.

Luisa, no entanto, estava ansiosa, precisava saber o que havia acontecido com o irmão. Aquele pacote deveria conter pertences de Lucas, além disso, enviaram a fotografia.

Luisa observava a mãe, tentando descobrir em alguma reação, o que acontecera, porém Moema continuava impassível. Vez que outra, procurava os sapatos, mexendo os pés, resvalando os dedos pelo assoalho. Quando os achava, enfiava a metade dos pés e ficava assim por alguns minutos, até voltar à posição inicial. Não tirava os olhos da fotografia, mantendo na retina a imagem amada e uma porção de sentimentos tumultuados. Talvez lembranças alegres, de momentos passados ao lado do filho. Meio que sorria com o canto da boca, como único movimento realizado.

Luisa pensou em ligar para o pai, mas a hora se adiantava, provavelmente fazia serão e não poderia se ausentar.

Esperou ao lado da mãe, que tomasse uma atitude.

Algumas vezes, dirigia-se a ela, trazendo um chá, outras indagava alguma coisa, chamando-lhe a atenção. Tudo era inútil e nada a movia do silêncio que se impusera.

De repente, sem mais nem menos, Moema declinou de sua postura, e falou amiúde, a princípio, calma, revelando uma paz que rotineiramente desdenhava.

Luisa correu ao seu encontro.

Saymon espiava da porta.

— Que disse mamãe?

Moema deu de ombros, displicente.

No rosto magro, os sulcos próximos à boca se suavizaram num sorriso, o olhar árido se adoçava e Luisa até pensou que ela a abraçaria. Ela porém, levantou-se da poltrona, segurando o pacote junto ao retrato e dirigindo-se à porta. Ao topar com Saymon, voltou-se para a filha e perguntou, surpresa:

— Quem é este?

Luisa indagou ainda sobre o irmão. Ela continuou sorrindo.

— Você não esquece? Lembra quando ele fez a primeira comunhão? Estava tão comportado, contrito. Eu mesma costurei a roupa dele.

Saymon aproximou-se de Luisa e abraçou.

Ela lamentou, chorando.

Comentários

PULICAÇÕES MAIS VISITADAS

Estranha obsessão : um filme de muitas perguntas e poucas respostas

Estranha obsessão (2011), ( pode haver alguns "spoilers" ) em francês “Le femme du Vème” ou em inglês “ The woman in the fifth” é uma produção franco-polonesa, dirigida por Pawet Pawlikowski. Ethan Hawke e Kristin Scott Thomas formam o estranho par romântico na trama de mistério. O protagonista é Tom Richs (Ethan Hawke), um escritor norte-americano que se muda para Paris, para se aproximar de sua filha. Já em Paris, depois de ser roubado, se hospeda em um hotel barato. Numa livraria, é convidado para uma festa, onde conhece uma viúva de um escritor húngaro (Kristin Scott Thomas), tradutora de livros, com a qual mantém um romance. Por outro lado, mantém um romance no hotel, com uma linda polonesa (Joanna Kulig, atriz polonesa). Por fim, é acusado de suspeito por um crime, pois seu vizinho de quarto é assassinado. Para livrar-se da acusação, tem como álibi o encontro com a viúva, em sua casa, porém, a polícia descobre que a mulher havia cometido suicídio em 1991. Mas toda es

Trabalho voluntário no Hospital Psiquiátrico: uma provocação para a vida

Participávamos de um grupo de jovens religiosos, no início da década de 80. Era um grupo incomum, porque embora ligado à igreja católica, recebia participantes sem religião definida, sendo um deles, inclusive, espírita. Formava um caldo interessante, porque os argumentos, ainda que às vezes, estéreis, produziam alguns encaminhamentos para discussão. Era realmente um agrupo eclético e ecumênico. A linha que nos norteava era a solidariedade com o próximo. Queríamos inconscientemente modificar o mundo, pelo menos minorar o sofrimento dos que estavam a nossa volta. Diversos temas vinham à pauta, tais como moradores de vilas pobres, desempregados, idosos do asilo, crianças sem acesso a brinquedos ou lazer. Era uma pauta bem extensa, mas houve um tema que foi sugerido por mim. Tratava-se de algum tipo de trabalho com os pacientes do hospital psiquiátrico. Houve de imediato, uma certa aversão e pânico pelos integrantes do grupo. Classificavam os transtornos mentais a partir da ag

Lascívia

Este conto é um desafio de uma oficina online, sobre a elaboração de um conto erótico com o protagonismo masculino. Carlos estava sentado na poltrona, ao lado da janela, entediado. Quem diria que ficasse assim, depois da reunião com os estagiários e as modelos excitantes que participaram da aula de pintura. Entretanto, nem a aula ou as mulheres faziam-no esquecer o homem que se atravessara na frente do carro, obrigando-o a parar quase em cima da calçada. Por um momento, imaginou tratar-se de um assalto, apesar da aparência de executivo. Mas quem poderia confiar num homem de terno e uma maleta embaixo do braço, hoje em dia? Dera uma desculpa, dizendo-se interessado em saber sobre as suas aulas. Carlos não respondera. Estava irritado demais para explicar qualquer coisa. Levantou-se, pegou um café e voltou a sentar-se, olhando o deserto da rua que se alongava além da vidraça. Não chegava ninguém, era o que pensava. Entretanto, não demorou muito e bateram na porta. Espiou