Pular para o conteúdo principal

A CASA OBLÍQUA - CAP. XVIII

Hoje prosseguimos nosso folhetim rasgado “A casa oblíqua”que mostra a vida de duas mulheres diferentes, mas que em datas distintas tiveram experiências muito parecidas: Clara e Luisa. Entretanto, parece que Clara a cada dia, confunde o seu presente com o passado da amiga e começa a tomar o seu lugar, numa história que não é sua. No capítulo passado, Clara lembra a conversa que tivera com Luisa, que falava sobre uma fotografia. No capítulo a seguir, temos a história de Luisa apresentada, desde o momento que dirigira-se à igreja, como mencionara à Clara. A seguir, o capítulo XVIII.

Luisa fizera o percurso, reservada, procurando manter-se calma. Saymon não devia ter se atrevido a sair de casa, em meio a tantas ameaças. Ele além de arriscar a sua vida, com a possibilidade de ser descoberto e entregue às autoridades militares, colocava em perigo a segurança de sua família, o emprego do pai, que apesar de todas as contrariedades, o havia acolhido em sua casa.

No fundo, Luisa estava muito irritada. Lembrou a mãe dominada pelo ódio, andando pela casa como um ser estranho e solitário, perdendo-se em pensamentos lúgubres, à espera constante do filho que não voltava. O terror permanente de receber a qualquer momento uma notícia trágica. E ela, ao invés de apoiá-la e tentar minorar o seu sofrimento, ainda a molestara mais, trazendo aquele estrangeiro a sua presença, um homem que considerava um inimigo.

Luisa sofria por ver a mãe destruindo-se a cada dia, como um animal acuado. Sofria por a ter desobedecido e ter convencido o pai a ajudá-la no resgate daquele marinheiro. Além disso, sentia-se culpada, por experimentar uma sensação de alegria ao seu lado, por ter momentos de prazer apesar do sofrimento da mãe.

Entrou na igreja, com passos determinados, aproximando-se rápida do altar. Ajoelhou-se, fez o sinal da cruz e enveredou pela sacristia, esperando encontrá-lo, naquele jeito tão próprio, sorrindo, como se não houvesse nenhum perigo.

Entretanto, ele não estava lá. Deparou-se com Padre Antônio, de costas, apoiado numa pequena estante, folheando, o que imaginava ser uma bíblia.

Deu alguns passos e o cumprimentou, um tanto frustrada, porque intimamente, apesar da indignação, aquela presumível ousadia a agradava. E, também, porque queria desaguar toda a ira pelo procedimento impróprio.

Estava assim, confusa, quando o padre voltou-se para ela, lentamente, como se esperasse uma reação de surpresa.

Luisa experimentou uma alegria tão forte que pensou tratar-se de um sonho. Ele estava ali, vestido com uma batina, só para encontrá-la. Seu coração disparou, deixando-a ao mesmo tempo, confusa e feliz. Perguntou como havia conseguido aquela proeza.

Saymon, em seu sorriso franco, argumentou que havia sido fácil, já que Pe. Antônio havia visitado Dona Moema e ele o tinha convencido a emprestar-lhe uma batina.

O homem tinha bom coração e não soube negar-lhe o pedido.

Quando voltara à casa, trouxera a batina e com ela, mil recomendações, asseverando-o que o fazia por tratar-se de Luisa. Saymon agradecera, afirmando que era um assunto de vida ou morte e que não poderia esperar que ela voltasse à casa.

Luisa aproximou-se, encantada. Saymon a abraçou levemente, acariciando-lhe os cabelos. Por um instante, quase seus lábios se encontraram, atraídos numa doce sensação que os unia, mas ela o evitou, afastando-o delicadamente com a mão em seu peito. Disse que não poderiam desrespeitar a casa de Deus.

— Por que você fez isso? Nós podemos conversar em casa. Por que se arriscar desse jeito?

— Porque eu precisava falar-lhe pessoalmente, sem a presença de sua mãe, sem o medo de sermos ouvidos. Eu precisava dizer-lhe coisas, que só diria aqui, num lugar tão tranquilo. – Falava num português atravessado, trocando os pronomes, mas carregado de emoção.

Luisa não conseguia desviar os seus olhos dos dele, comovida. De repente, aquele homem que estava a sua frente, parecia outro, mais seguro e decidido. Não era o clandestino que ajudara, o desertor atirado ao mar, alvejado pelos compatriotas.

Saymon a fitava quase como um afago, mostrando caminhos que pretendia trilhar, talvez ao seu lado. Ela esperou que prosseguisse. Não se atrevia a dizer nada. E quando insistia, dizendo qualquer coisa óbvia, a voz sumida e ofegante. Apenas esperava a revelação que sonhava tê-la como protagonista. Mas, por um momento, sentiu-se estremecer. E se ele apenas queria anunciar que pretendia partir, deixá-la para sempre, entregar-se às autoridades de seu país e voltar para a sua terra? Afinal, a guerra não se prolongaria por muito tempo e ele talvez, apenas esperasse o momento apropriado para esta decisão. Seu coração sofreu, antecipado.

Saymon prosseguiu:

— Você sabe que serei eternamente grato por ter-me salvo a vida, por ter-se arriscado, inclusive trazendo problemas para si e sua família. Mas, o meu coração exprime um sentimento muito mais forte, muito mais vigoroso e potente, do que simplesmente gratidão. Eu precisava lhe dizer aqui, porque não vai prevalecer apenas o que eu sinto, mas o que você também sente e diga o que disser, eu saberei respeitar. Saberei respeitar os seus sentimentos, se forem diferentes do meu.

Luisa abaixa os olhos lentamente. Tentou esconder os sentimentos, mostrar-se a mesma Luisa de sempre: a moça ponderada, solidária e que muitas vezes se revelava impulsiva, idealista e progressista. Não queria revelar-se uma boba sonhadora, como tantas de sua idade.

Saymon percebeu a sua insegurança. Aproximou-se ainda mais dela e acrescentou com a voz quente e doce, próxima ao seu ouvido:

— Luisa, eu amo você.

Luisa aquietou-se. Seus olhos expressavam tudo o que seu coração expressava, aturdido.

Saymon despiu-se da batina, jogando-a numa cadeira. Enlaçou-a suave pela cintura, cingindo-lhe o corpo com as mãos. Então a beijou-a delicadamente. Ficaram assim, enlevados, esquecidos do mundo.

Luisa foi a primeira a afastar-se. Seus lábios soltavam-se delicados, como se quisessem permanecer para sempre naquela posição, mas a razão soava mais alto. Ainda abraçados, ela perguntou:

— E agora, o que vamos fazer?

Saymon calou-se. Não havia o que dizer. Havia uma verdade que deveria ser proferida aos quatro ventos. Foi o que expressou, logo desfazendo o silêncio indevido.

Luisa impediu-o, cobrindo-lhe a boca com os dedos espalmados. Não, ninguém poderia saber de nada. Ele não era um homem livre.

Saymon beijou as suas mãos, carinhoso, segurando-as. Luisa prosseguiu, decidida:

— Precisamos esconder este sentimento, até você conseguir livrar-se de todos os problemas.

Saymon explicou que se referia aos seus pais. Eles precisavam saber.

Luisa entristeceu-se ao lembrar o quanto a mãe odiaria aquela relação. Viu-lhe os gestos ansiosos, o afastar-se para a rua, na tentativa inconsciente de agredi-los e demonstrar o seu sofrimento.

Saymon a abraçou, confessando que temia a reação de sua mãe, mas que lutaria para que entendesse o seu amor. Tinha certeza que aos poucos, ela compreenderia que se amavam e acabaria cedendo.

Luisa ficou em silêncio. Ele parecia ouvir seus pensamentos. Concluiu, enfático:

— Eu quero casar com você.

Ela não disse nada.

Saymon então, afastou-se um pouco, dirigindo-se à porta, pedindo que ela permanecesse ali, iluminada por aquela risca de sol, que insistia em lhe dourar os cabelos.

Abriu a mochila e tirou a máquina fotográfica que carregava sempre consigo.

Luisa sorriu, constrangida.

Ele pediu que não se mexesse. Que não estragasse aquele momento mágico. Acionou a máquina e iluminou a sala com o flash.

Neste momento, o Padre Antônio apareceu.

Comentários

PULICAÇÕES MAIS VISITADAS

Estranha obsessão : um filme de muitas perguntas e poucas respostas

Estranha obsessão (2011), ( pode haver alguns "spoilers" ) em francês “Le femme du Vème” ou em inglês “ The woman in the fifth” é uma produção franco-polonesa, dirigida por Pawet Pawlikowski. Ethan Hawke e Kristin Scott Thomas formam o estranho par romântico na trama de mistério. O protagonista é Tom Richs (Ethan Hawke), um escritor norte-americano que se muda para Paris, para se aproximar de sua filha. Já em Paris, depois de ser roubado, se hospeda em um hotel barato. Numa livraria, é convidado para uma festa, onde conhece uma viúva de um escritor húngaro (Kristin Scott Thomas), tradutora de livros, com a qual mantém um romance. Por outro lado, mantém um romance no hotel, com uma linda polonesa (Joanna Kulig, atriz polonesa). Por fim, é acusado de suspeito por um crime, pois seu vizinho de quarto é assassinado. Para livrar-se da acusação, tem como álibi o encontro com a viúva, em sua casa, porém, a polícia descobre que a mulher havia cometido suicídio em 1991. Mas toda es

Trabalho voluntário no Hospital Psiquiátrico: uma provocação para a vida

Participávamos de um grupo de jovens religiosos, no início da década de 80. Era um grupo incomum, porque embora ligado à igreja católica, recebia participantes sem religião definida, sendo um deles, inclusive, espírita. Formava um caldo interessante, porque os argumentos, ainda que às vezes, estéreis, produziam alguns encaminhamentos para discussão. Era realmente um agrupo eclético e ecumênico. A linha que nos norteava era a solidariedade com o próximo. Queríamos inconscientemente modificar o mundo, pelo menos minorar o sofrimento dos que estavam a nossa volta. Diversos temas vinham à pauta, tais como moradores de vilas pobres, desempregados, idosos do asilo, crianças sem acesso a brinquedos ou lazer. Era uma pauta bem extensa, mas houve um tema que foi sugerido por mim. Tratava-se de algum tipo de trabalho com os pacientes do hospital psiquiátrico. Houve de imediato, uma certa aversão e pânico pelos integrantes do grupo. Classificavam os transtornos mentais a partir da ag

Lascívia

Este conto é um desafio de uma oficina online, sobre a elaboração de um conto erótico com o protagonismo masculino. Carlos estava sentado na poltrona, ao lado da janela, entediado. Quem diria que ficasse assim, depois da reunião com os estagiários e as modelos excitantes que participaram da aula de pintura. Entretanto, nem a aula ou as mulheres faziam-no esquecer o homem que se atravessara na frente do carro, obrigando-o a parar quase em cima da calçada. Por um momento, imaginou tratar-se de um assalto, apesar da aparência de executivo. Mas quem poderia confiar num homem de terno e uma maleta embaixo do braço, hoje em dia? Dera uma desculpa, dizendo-se interessado em saber sobre as suas aulas. Carlos não respondera. Estava irritado demais para explicar qualquer coisa. Levantou-se, pegou um café e voltou a sentar-se, olhando o deserto da rua que se alongava além da vidraça. Não chegava ninguém, era o que pensava. Entretanto, não demorou muito e bateram na porta. Espiou